Casa dos Ventos debate o mercado livre de energia renovável na Brazil WindPower 2020

Pela primeira vez, maior evento de energia eólica da América Latina será realizado em formato digital dos dias 27 a 29 de outubro

São Paulo, 13 de outubro de 2020 – A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, marca presença no Brazil WindPower 2020, principal evento de energia eólica realizado na América Latina que tem como objetivo debater o crescimento da fonte na matriz energética brasileira. No dia 28 de outubro, a companhia participará do painel “Mercado livre para energias renováveis”, às 10h.

“Temos tido forte atuação em soluções para consumidores livres, desde eletrointensivas, como a Anglo American, até empresas de menor consumo energético, como Tivit, Vulcabrás Azaleia e Grupo Moura. Queremos ampliar o debate sobre o papel das renováveis no Brasil, mostrando que há diversas possibilidades e vantagens, tanto econômicas quanto sustentáveis, para empresas de todos os portes”, comenta Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

Assim como nos anos anteriores, a companhia também irá contribuir com a apresentação de trabalhos técnicos para a Brazil WindPower. “Isso confirma nosso viés de pesquisa e busca pelo melhor entendimento do recurso eólico por meio de projetos inovadores”, completa Araripe. A Casa dos Ventos participa de três das seis sessões técnicas que ocorrerão no evento.

19 de outubro

  • 10h | Análise de recursos do vento
    “Cálculo de séries temporais de energia para projetos eólicos”, Vicente Ferrer Correia Lima Neto
  • 14h | Novas tecnologias
    “Qualidade de dados de medição de torres anemométricas – uma abordagem em machine learning”, Matheus Kleming de Castro Cunha

20 de outubro

  • 16h | Miscelâneas
    “Análise da extrapolação da medida de densidade do ar: quantos instrumentos meteorológicos são necessários em um projeto?”, Paulo Campos

Além dos trabalhos a serem apresentados, a Casa dos Ventos também terá dois projetos que serão publicados, mas sem apresentação on-line: “Análise do desempenho de modelo de recurso eólico com vários ajustes”, de Nathianne Andrade; e “Aplicação do método Random Forest para reconstrução de séries de velocidade de vento”, de Adriana Nunes.

Promovido pela GWEC (Global Wind Energy Council), a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e a UBM – Grupo Canal Energia, o evento visa discutir questões atuais do setor, reunindo especialistas da área em um networking com profissionais do mercado.

Serviço
Brazil WindPower 2020
Data: 27 a 29 de outubro

Trabalhos técnicos
Data: 19 e 20 de outubro

Painel “Mercado livre para energias renováveis”
Data: 28 de outubro, às 10h
Site: http://www.brazilwindpower.com.br/