Casa dos Ventos e Copel anunciam contratos de longo prazo para compra e venda de energia

Com duração superior a 10 anos, os acordos fazem parte da estratégia das companhias de crescimento no mercado livre

A Casa dos Ventos, pioneira no desenvolvimento de projetos eólicos e solares no país e uma das maiores investidoras desse segmento, assinou dois contratos de compra e venda de energia (PPA) com a Copel Mercado Livre, comercializadora do Grupo Copel, uma das principais companhias elétricas brasileiras, que somam 13 MWm de energia renovável. O fornecimento de parte desse montante, 87 MWm, terá início em 2023 e será assegurado pelo Complexo Eólico Rio do Vento, um dos maiores parques eólicos do mundo, em fase de construção pela Casa dos Ventos, no Rio Grande do Norte. Os 50 MWm adicionais serão alocados em outros projetos de geração da companhia.

Com a formalização das negociações entre as duas empresas, a Casa dos Ventos está prestes a concluir a venda da energia proveniente de 1,5 GW de empreendimentos dedicados ao mercado livre. Além das duas fases de Rio do Vento, que somam 1,038 MW de potência, a companhia também avançou na comercialização da energia de Babilônia Sul, em fase de desenvolvimento na Bahia…

“As fontes renováveis possuem preços altamente competitivos, além disso, nós temos um portfólio próprio de ativos que nos colocam em uma posição privilegiada neste cenário de preços altos de energia”, explica Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

A conjuntura reforçou a preocupação das empresas com segurança e previsibilidade de preços de energia e estimulou a adesão aos contratos de longo prazo, o que já vinha crescendo desde o ano passado. Os contratos firmados entre a Copel e a Casa dos Ventos começaram a tomar forma em 2020: o primeiro deles foi apresentado à chamada pública de julho de 2020, o segundo atendeu a um edital deste ano. Ambos foram formalizados no último mês.

Outro fator que impulsiona as negociações no mercado livre de energia é a tendência mundial de as empresas alinharem suas operações aos princípios ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance). A procura dos consumidores por suprimento energético sustentável promete manter o ritmo acelerado da expansão renovável no Brasil. Nesse contexto, a Casa dos Ventos a se tornar protagonista como provedora de soluções, por ser a detentorado maior portfólio de projetos de geração renovável do país. Após a bem-sucedida estruturação de Rio do Vento e Babilonia Sul, a empresa está definindo os próximos parques eólicos a saírem do papel e viabilizando projetos híbridos.

“Estamos em fase de pesquisa e estruturação de plantas solares em complementariedade aos empreendimentos eólicos. Agregando as duas fontes é possível ter uma geração mais estável ao longo do ano, além de aproveitar de maneira mais otimizada a estrutura de conexão à rede.” adianta Lucas.

Conheça Rio do Vento

Sobre a Casa dos Ventos 
A Casa dos Ventos é a maior desenvolvedora de projetos de geração de energia através de fontes renováveis no Brasil. Pioneira no setor, a empresa foi responsável pela maior campanha exploratória de recurso eólico já empreendida no mundo e pelo desenvolvimento de um em cada três parques eólicos em operação no país. A trajetória da companhia é marcada pelo investimento em inovação, tecnologia e soluções customizadas, de modo a apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável, competitivo e inclusivo. Para garantir sua estratégia de crescimento, a Casa dos Ventos conta com um portfólio de projetos eólicos e solares de mais de 17 GW de potência instalada. A companhia aderiu formalmente ao Pacto Global e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e atua com as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, transformando a realidades das comunidades onde está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Contrate a melhor energia!
Oferecemos energia limpa, renovável e de baixo custo. Conte conosco para apoiar o desenvolvimento sustentável de seu negócio, com economia e previsibilidade.

Nossas redes sociais
www.linkedin.com/company/casa-dos-ventos-energias-renov-veis
www.facebook.com/casadosventosenergiasrenovaveis
www.twitter.com/acasadosventos
www.instagram.com/casadosventos/