Ações para o meio ambiente

Durante a fase de implantação de um parque eólico, analisamos cuidadosamente as alterações socioambientais e possíveis ocorrências, estabelecendo as principais ações para prevenir, compensar ou mitigar seus efeitos.

Para explicar melhor como atuamos, listamos algumas alterações ambientais e as ações que colocamos em prática para garantir a segurança da natureza nas regiões onde desenvolvemos nossos projetos:

● Aumento no tráfego de veículos, riscos de acidentes de trânsito: melhorar e sinalizar as vias de acesso; trafegar em baixar velocidade e com luzes acesas; informar a população dos itinerários.

● Poeira e emissão de ruídos pelo tráfego: cobrir caçambas e dirigir em baixa velocidade; disciplinar horários de trabalho; manutenção preventiva nos veículos.

● Supressão da vegetação e exposição direta do solo: realizar o desmatamento somente nas áreas licenciadas e fazer a reposição florestal: implementar o Plano de Controle da Erosão; conservar a vegetação nativa nas áreas onde não exista a necessidade de intervenção.

● Afugentamento temporário e acidentes envolvendo animais silvestres: promoção de ações de conscientização junto aos trabalhadores; tráfego em baixa velocidade; implantação do Programa de Resgate e Salvamento da Fauna e o Programa de Monitoramento da Fauna.

● Interferência em aves e morcegos: disposição dos aerogeradores em linhas espaçadas; utilização de equipamentos modernos; implementar o Programa de Monitoramento da Fauna.

● Emissão de ruídos: dar o adequado distanciamento das residências; priorizar equipamentos que emitam baixo nível de ruído; implementar o Programa de Monitoramento de Ruídos.