Mário Araripe

Fundador e CEO

Com graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e curso de extensão pela Harvard Business School, Mário Araripe é detentor do Fundo Salus, controlador da Casa dos Ventos. Além do investimento em energia, o fundo atua no ramo têxtil através da Textil União e Companhia Valença Industrial e imobiliário através de aproximadamente 180.000 hectares de propriedades rurais no Brasil. Mário também foi o responsável pela fundação e posterior alienação de diversas empresas como a Construtora Colméia, que, enquanto estava sob sua gestão, foi uma das maiores incorporadoras do Nordeste e a Troller Veículos Especiais, principal referência de sucesso da indústria automobilística nacional.

Lucas Araripe

Diretor de Projetos e Novos Negócios

Bacharel em Administração de Empresas pelo Insper, com especialização na European Business School e Universitá Commerciale Luigi Bocconi, Lucas Araripe está na empresa desde a sua fundação. Participou ativamente da campanha exploratória que culminou na identificação do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. Trabalha no elo de desenvolvimento de projetos, desde sua concepção até o estágio de início de construção. Lucas Araripe também atua na estruturação de novos negócios, conduzindo processos de constituição de parcerias e fusões e aquisições com outros players do setor.

Ivan Hong

Diretor Financeiro

Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e com MBA pela Columbia Business School, Ivan Hong está na Casa dos Ventos desde 2015. Antes de ingressar na companhia, foi sócio-fundador da Lakeshore Partners, tendo atuação na diretoria financeira da Sete Brasil. Ivan também acumulou experiência em Project Finance pelo Santander e ABN Amro e Invesment Banking pelo Bank of America Merrill Lynch.

Edson Zaparoli

Diretor de Avaliação de Recurso Eólico

Edson Zaparoli obteve sua graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui 35 anos de experiência no Departamento de Energia do ITA como professor associado, atuando em pesquisa e orientação de alunos de pós graduação. Entre seus principais temas de atuação estão: CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional), escoamento de fluidos e transferência de calor e escoamento atmosférico para aplicação em energia eólica. Como professor e pesquisador, publicou 15 artigos completos em periódicos e 139 trabalhos completos em anais de congressos, orientou 41 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Edson Zaparoli juntou-se ao Grupo Salus em 2010 e hoje é Diretor de Avaliação do Recurso Eólico da Casa dos Ventos. Edson Zaparoli ainda atua como professor do ITA como orientador de alunos de pós-graduação.

Thiago Rezende

Diretor de Implantação e O&M

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzoline - USP. Possui mais de 12 anos de experiência no setor de energia, participando da construção e operação de projetos eólicos, centrais hidrelétricas, linhas de transmissão e subestações de energia. De maio de 2009 à janeiro de 2015 atuou como Gerente de Engenharia e Diretor de Projetos na Contour Global (empresa multinacional que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia em mais de 17 países). Nesse período participou ativamente de due diligences de projetos de geração em diversos países, participou da construção de 113 MW de Projetos Eólicos no Peru e no Brasil da implantação de mais de 600 MW de projetos eólicos e pequenas centrais de hidrelétricas (PCHs). Thiago Rezende está na Casa dos Ventos desde fevereiro de 2015, onde foi responsável pela construção de 05 complexos eólicos que totalizaram 1.100 MW. 

Saiba mais sobre a Casa dos Ventos