Parques eólicos Ventos de Santo Onofre e Ventos de Santa Joana somam 210 MW de potência instalada

São Paulo, 9 de outubro de 2015 – A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, deu início à operação dos parques que compõem o complexo eólico Ventos do Araripe I, no município de Simões, no sudeste do Piauí.

Uma semana após inaugurar o maior complexo eólico de Pernambuco, o Ventos de Santa Brígida, de 181.9 MW, a Casa dos Ventos inicia a sua primeira operação no Piauí, que também se torna o maior complexo eólico em operação neste Estado. Os parques eólicos Ventos de Santo Onofre e Ventos de Santa Joana somam 210 MW de capacidade instalada e tiveram sua energia comercializada no Leilão de Reserva (LER) de 2013. O empreendimento, que recebeu investimento de R$ 1,1 bilhão, tem 105 aerogeradores e será responsável por gerar energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências.

Além da implantação do complexo Ventos do Araripe I, a companhia foi a líder do consórcio de construção da maior subestação de conexão eólica do Brasil, situada no município de Curral Novo, no sudeste piauiense.  Chamada de ‘SE Curral Novo do Piauí II’, a subestação foi construída em parceria pelas empresas Casa dos Ventos, Queiroz Galvão Energia, Chesf e Contour Global, com o objetivo de injetar 1.200 MW de potência no Sistema Nacional Interligado (SIN). A subestação secciona uma importante linha de transmissão em 500kV, que liga São João do Piauí a Milagres, e é responsável pela transferência de energia entre as regiões Norte e Nordeste.

Unindo a capacidade dos complexos que entraram em operação nos últimos dias, os projetos da Casa dos Ventos em Pernambuco e Piauí somam 392 MW em funcionamento. Segundo o Diretor de Novos Negócios da companhia, Lucas Araripe, “a construção concomitante destes dois importantes complexos em dois anos atesta a capacidade da companhia de implantar seus projetos em um curto período de tempo”.

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, a empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

Cristiane Santos