Engenheiros da companhia apresentam palestra no Instituto, na próxima quarta-feira (13)

Empresa é a maior desenvolvedora de projetos eólicos do país

Engenheiros da Casa dos Ventos, maior desenvolvedora de projetos eólicos do país, apresentarão palestra sobre a engenharia desenvolvida e utilizada pela empresa em seus projetos, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A apresentação acontecerá na próxima quarta-feira, dia 13, às 19h, no auditório do instituto, em São José dos Campos (SP), e será restrita aos alunos.

A iniciativa tem o objetivo de apresentar o setor de energias renováveis para os alunos e demonstrar o papel da engenharia e suas inúmeros aplicações ao longo do desenvolvimento de um parque eólico. A companhia tem como política o estreitamento do relacionamento com universidades e centros de pesquisa. Em abril deste ano e no segundo semestre de 2014, por exemplo, a Casa dos Ventos recebeu duas turmas de 30 alunos do MBA da escola de negócios IMD, com sede na Suíça. Nesta oportunidade, debateu-se temas estratégicos e de gestão da Casa dos Ventos, que está sendo objeto de estudo de caso pelos alunos.

Segundo o engenheiro Erick Lima, do ponto de vista técnico, “o diferencial da Casa dos Ventos é a combinação de alta tecnologia, metodologias exclusivas de mapeamento eólico e uma equipe especializada dedicada ao desenvolvimento e implantação dos parques. É um pouco disso que compartilhamos com os pesquisadores e estudantes”.

A Casa dos Ventos tem em seu portfólio 4,8 GW viabilizados em energia eólica e 1,1 GW em construção para operação até 2017 no país e é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. A empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.