c72b6fec d8eb 4fff b6d3 b582692b1303 ajustada

Comparações entre séries de referência para ventos brasileiros é destaque no maior evento de energia eólica do país

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, apresentou durante o Brazil Windpower um estudo sobre o desempenho de séries de referência comparando duas fontes internacionais de reanálise.

No primeiro dia do evento, Vicente Ferrer, gerente de projetos eólicos da Casa dos Ventos, divulgou o resultado da comparação entre as duas bases de reanálise: o ERA5, ferramenta para o monitoramento climático desenvolvido pelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF); e o MERRA-2 (Modern-Era Retrospective Analysis for Research and Applications, Version 2), base fornecida pelo Global Modeling and Assimilation Office (GMAO), ligado ao programa de observações terrestres da NASA.

O principal objetivo do estudo foi o de tentar identificar qual seria a base de melhor representatividade para o longo prazo nas áreas de melhor recurso eólico do Brasil e com foco, principalmente, na região nordeste do país.

A análise de viabilidade de um projeto eólico passa por diversas etapas. A fase de avaliação do recurso eólico, que compreende desde o estudo prévio da região, medições anemométricas, tratamento de dados e extrapolação das medições para o prazo de operação do projeto, é uma das mais importantes para a viabilização do projeto. “O período de operação do projeto é, na maioria das vezes, 5 a 6 vezes maior do que o ciclo de campanhas de medição. Dessa forma, a extrapolação para o longo prazo deve ser realizada com cautela, já que é esse o momento em que se define a característica e intensidade média do vento que irá atuar ao longo da vida do projeto”, explicou Ferrer.

Ainda de acordo com o gerente de projetos eólicos da Casa dos Ventos, “esta atenção é necessária já que uma análise equivocada poderia trazer uma realidade de receita diferente da esperada para o projeto”, finalizou.

Apresentação: Estudo de Desempenho de Séries de Referência

Local: Brazil Windpower (Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo) – Palco 3

Data: 28 de maio de 2019

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há mais de dez anos no mercado, é responsável pelo desenvolvimento do maior número de projetos que comercializaram energia em leilões regulados e no ambiente de contratação livre no país. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. Os projetos eólicos da companhia estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

instagram.com/casadosventos/

Casa dos Ventos