CasadosVentos Tiangua2

Acordo abrange complexos operacionais situados no Ceará e Pernambuco

A Casa dos Ventos e a Actis, dois dos principais players do mercado de energia renovável no Brasil, fecham operação envolvendo os complexos eólicos Ventos de São Clemente (216 MW), situado em Pernambuco, e Ventos de Tianguá (130 MW), situado no Ceará.

Os dois complexos eólicos desenvolvidos e implantados pela Casa dos Ventos passarão a ser detidos integralmente pela Echoenergia, empresa criada a detida pela Actis, investidora líder em mercados emergentes nas áreas de energia, educação, consumo e serviços financeiros.

Segundo o Diretor da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, a operação reforça a solidez da companhia para novos investimentos: “Esta transação possibilita à Casa dos Ventos continuar investindo de maneira relevante e competitiva no setor. Nos posicionamos de forma privilegiada para a retomada dos leilões e uma nova realidade que acreditamos para o Brasil”, revela Lucas Araripe. A Casa dos Ventos também está focada na conclusão das obras do seu mais recente empreendimento, Ventos do Araripe III (358 MW), que estará operacional em sua totalidade até junho e se tornará um dos maiores complexos eólicos da America Latina.

De acordo com Sérgio Brandão, Diretor de Energia da Actis para o Brasil, a aquisição demonstra o comprometimento da Actis para com o Brasil, o maior mercado de energia da América Latina. Edgard Corrochano, CEO da Echoenergia, complementa que “esta operação é o primeiro passo na construção de uma nova plataforma de geração eólica da Actis no Brasil, a qual será seguida por outros investimentos nos próximos anos”.

Sobre a Actis
A Actis é uma investidora líder em mercados emergentes, que oferece retornos competitivos consistentes, de forma responsável. Com um portfólio crescente de investimentos na Ásia, África e América Latina, a Actis levantou mais de US$ 11 bilhões desde a sua criação.

A empresa investe com base em conhecimentos adquiridos a partir de relações de confiança e conhecimento local, experiência profunda e um patrimônio inigualável, definido dentro de uma cultura de propriedade ativa.

Ao aplicar disciplinas de mercados desenvolvidos em mercados emergentes, uma equipe estabelecida de aproximadamente 100 profissionais de investimento, em dez países, identifica oportunidades de investimento como resposta a duas tendências: consumo interno crescente e a necessidade de um investimento sustentado em infraestrutura por meio de private equity, energia e ativos imobiliários.

A Actis é signatária dos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (UNPRI), uma iniciativa do investidor desenvolvida pela UNEP FI e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A Actis procura obter retornos superiores consistentes através de diversos ativos de longo prazo, trazendo benefícios financeiros e sociais para os investidores, consumidores e comunidades. O fundo chama essa vocação de o poder positivo do capital.
www.act.is

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há dez anos no mercado, a empresa é responsável pelo desenvolvimento de um grande número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A empresa está situada na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

www.casadosventos.com.br/pt/
instagram.com/casadosventos/