170424 Mario Araripe Cidadao Piauiense 9 ASCOM Alepi aletrado 1

Fundador da maior desenvolvedora de projetos eólicos do Brasil, Mário Araripe recebe homenagem por sua contribuição econômica e social ao Estado

Mário Araripe, presidente e fundador da Casa dos Ventos, recebeu nesta manhã o título de cidadão piauiense, concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A honraria foi proposta pela Deputada Liziê Coelho, no ano em que a Casa dos Ventos comemora seu décimo aniversário como uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil.

Araripe é natural de Crato, no Ceará, mas foi no Piauí que encontrou uma das melhores condições de vento do mundo, característica que tem contribuído par transformar o interior do Estado em uma referência na geração de energia eólica. “Estudamos o Brasil de Norte a Sul e descobrimos na região um vento e que não para de soprar”, afirma o executivo. “A poesia da energia eólica no Brasil não está somente em gerar energia limpa, mas em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades do sertão nordestino”. Araripe se refere aos benefícios trazidos para as regiões com a implantação dos empreendimentos, como a regularidade fundiária, melhoria da infraestrutura, geração de empregos, remuneração dos proprietários e a implementação de projetos sociais.

Além de diversos outros projetos no Nordeste, no Piauí, a Casa dos Ventos opera uma das maiores usinas eólicas da América Latina, o Complexo Ventos do Araripe III, na divisa do Estado e no alto da Chapada do Araripe. O empreendimento foi responsável pela geração de cerca de 1,5 mil empregos diretos, predominantemente atendidos por mão-de-obra local. Da mesma maneira que fez para os demais projetos, a Casa dos Ventos elaborou projetos sociais para essa região e, somente no semestre passado, inaugurou uma escola e uma quadra poliesportiva.

Hoje, o fundador da Casa dos Ventos é um dos principais investidores em geração eólica do Brasil. Engenheiro formado pelo ITA, Araripe recebeu no ano passado o título de “Embaixador do Vento” durante o Brazil Wind Power, maior feira do setor de energia eólica na América Latina.

A companhia de Araripe desenvolveu aproximadamente 1,2 GW de projetos em operação no Estado, aproximadamente 90% de toda a capacidade instalada de ativos eólicos no Piauí.

Sobre os 10 anos da Casa dos Ventos

Como parte das comemorações pelos seus 10 anos, a Casa dos Ventos seleciona, até 30 de junho, imagens que irão compor a exposição coletiva e itinerante “Energia para um novo mundo”. As pessoas com conta na rede social Instagram poderão publicar as suas imagens, com o olhar de cada um sobre as energias renováveis, e marca-las com a tag #CDV10anos. A partir de julho, as 25 fotografias selecionadas passarão por diferentes cidades do país, incluindo São Paulo e municípios onde estão localizados alguns dos parques desenvolvidos pela companhia.

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Em 2017, a companhia completa dez anos no mercado e, atualmente, é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.