O governador Wilson Martins recebeu nesta terça-feira (8) executivos da empresa Casa dos Ventos Engenharia, uma das vencedoras do leilão para exploração de energia eólica realizado no mês de agosto pela Empresa de Pesquisas Energéticas. A Casa dos Ventos investirá, nos próximos 18 meses, R$1,6 bilhão na implantação dos setores Centro e Norte do Projeto Chapada Piauí.

Segundo Clécio Antônio, diretor da empresa, a Casa dos Ventos é a maior empresa desenvolvedora de projetos eólicos em construção no Brasil. “Temos os mais modernos equipamentos de medição de vento do mundo”, ressaltou o executivo.

O projeto da Casa dos Ventos será executado na chapada do Araripe, envolvendo dois lotes com 210 MW a serem comercializados em cada um. Os segmentos Norte e Centro envolvem os municípios de Simões, Padre Marcos e Marcolândia.

Governador se reúne com empresários do ramo de energia eólica( Foto: Thiago Amaral) A estimativa da empresa é gerar 1.600 empregos diretos durante sua instalação, além de 5 mil postos de emprego indiretos em setores como alimentação, hotelaria e transporte. Após o início de sua operacionalização, o projeto deve empregar 100 profissionais de áreas como administração, contabilidade, serviços gerais e vigilância. “Iremos aproveitar a mão-de-obra local. Por conta disso, fazemos também o trabalho de formação quando necessário”, afirmou Clécio Antônio.

O governador Wilson Martins assegurou o apoio governamental para a instalação do empreendimento, ressaltando que a região conta hoje com boa infraestrutura rodoviária. “Também temos asseguradas dentro do programa de melhoria dos aeroportos regionais investimentos em Paulistana e Simões”, detalhou, acrescentando que o Piauí tem um potencial enorme para a produção de energia limpa, tanto nas modalidades eólica quanto solar, e que o Governo do Estado tem todo o interesse de apoiar esse tipo de iniciativa, que pode melhorar a qualidade do serviço de abastecimento energético à população e atrair investimentos diversos.

Fonte: Portal Piauí hoje