Nosso Diretor de Novos Negócios, Lucas Araripe, está na edição de Novembro da Você S/A, a maior revista de carreira e finanças pessoais do país.

Na seção Mercado deste mês, uma reportagem de Vanessa Vieira mostra executivos que desceram alguns níveis para se envolver na operação e reforçar a busca por resultados.

Lucas Araripe faz parte dos perfis de liderança mais requisitados nas empresas brasileiras neste ano e os que devem ficar em alta em 2017.

“Um dos que se identificam com o perfil mobilizador é o cearense Lucas Araripe, de 30 anos, diretor de novos negócios da empresa de energia eólica Casa dos Ventos, onde comanda uma equipe de engenheiros. Lucas atribui sua opção por esse estilo de gestão à natureza do negócio e à posição que ocupa. ‘A área de energias renováveis é extremamente técnica e exige uma variedade de conhecimentos muito específicos, que dificilmente uma só pessoa vai conseguir concentrar’, afirma. ‘Por isso, procuro montar equipes multidisciplinares, compostas dos melhores especialistas, e atuo como uma espécie de árbitro das discussões’.

Para Lucas, a principal vantagem dessa postura é favorecer o surgimento de soluções criativas. Entre 2016 e 2016, por exemplo, a Casa dos Ventos inaugurou 41 parques eólicos. Para isso, precisou montar um grande time de especialistas em operação e manutenção desses espaços. A abertura do executivo à expertise de quem veio de fora permitiu à empresa desenvolver, por exemplo, um dispositivo a lase que identificar os primeiros sinais de mudança na direção dos ventos. Assim, a turbina pode ser ajusta com antecedência ao melhor ângulo, de modo a extrair do vento o máximo de energia possível. ‘Meu papel é deixar as pessoas à vontade para criar e dar reconhecimento quando boas ideias surgem’, diz Lucas.”

 

Confira a matéria na íntegra.

Download do artigo em PDF
Download this file (161109 - Você SA.pdf)Lucas Araripe na VOCÊ/SA