Ventos de São Clemente, que foi acionado nesta segunda-feira, 30 de maio, teve antecipação de 214 dias

A Casa dos Ventos inaugurou nesta segunda-feira, 30 de maio, o complexo eólico Ventos de São Clemente. Diretamente do Palácio do Campo das Princesas, em Recife, o governador Paulo Câmara fez o acionamento remoto de um dos 126 aerogeradores de São Clemente, localizado na região do Agreste Pernambucano. Com capacidade instalada de 216,1 MW, este é, atualmente, o maior complexo eólico em funcionamento no Estado.

O complexo Ventos de São Clemente é formado por oito parques eólicos, distribuídos entre os municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, a cerca de 250 km de Recife. No total, há 126 aerogeradores GE instalados, com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer cerca de 550 mil casas. Ventos de São Clemente é o segundo complexo eólico inaugurado pela Casa dos Ventos em Pernambuco.
"São Clemente está sendo entregue com sete meses de antecedência ao cronograma de execução estipulado pelo leilão. Oficialmente, deveria entrar em operação em janeiro de 2017, mas devido à capacidade que a Casa dos Ventos tem desenvolvido, estamos conseguindo implantar grandes projetos eólicos em curto período. O projeto foi antecipado em 214 dias", afirma Mário Araripe, presidente da Casa dos Ventos.

 

Fonte: Canal Energia