A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maior desenvolvedora de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, somos responsáveis pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Esses empreendimentos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam aproximadamente 30% de todos os parques eólicos em implantação ou operação no país.

Por meio de metodologia própria para identificar e avaliar recursos eólicos, contamos com o maior portfó​lio do país, com projetos no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Bahia que totalizam 15,5 GW de capacidade instalada, além dos parques já viabilizados e mencionados acima​.

 

Projetos Desenvolvidos

 
 


image018 3Complexo eólico Ventos do Araripe, no Piauí, em operação desde 2015.

Projetos em operação

Com o objetivo de contribuir para uma matriz energética mais limpa e para o desenvolvimento sustentável do país, buscamos constantemente novas oportunidades de negócio, em especial no nordeste brasileiro.


Ventos do Araripe III


Na divisa entre Piauí e Pernambuco e no alto da Chapada do Araripe, o complexo eólico Ventos do Araripe III será composto por 14 parques eólicos. Com 156 aerogeradores e uma potência instalada de 360 MW, este complexo eólico será um dos maiores da América Latina.


Aerogeradores em Ventos do Araripe III

No total, foram arrendadas 71 propriedades nos municípios de Simões (PI) e Araripina (PE), abrangendo uma área de 10.200 hectares para a instalação das usinas eólicas. Além da implantação dos parques, a Casa dos Ventos foi responsável pela construção de uma linha de transmissão de 35 quilômetros para conectá-los ao Sistema Interligado Nacional. O Complexo Eólico Ventos do Araripe III recebeu R$1,8 bilhão de investimento, iniciou operação comercial das primeiras máquinas em Novembro de 2016, alcançando já 4 parques eólicos com operação comercial antecipada.

Você pode acompanhar o status de nossos projetos por meio de atualizações em nossos canais oficiais no Facebook, Linkedin e Twitter​.

Saiba mais sobre a Casa dos Ventos